sábado, 27 de abril de 2013

Saiba como fazer a manutenção correta da corrente




Quem trabalha pelas ruas já ouviu histórias de tombos ou graves ferimentos que foram causados pela má condição da corrente da moto. Casos assim acontecem todos os dias e servem de alerta para que você não se descuide da manutenção da corrente, afinal, se ela travar no meio do caminho a segurança do condutor fica em risco. 
Na maioria das vezes, as dúvidas surgem na hora da lavagem da moto e é comum se perguntar como limpar, qual a hora correta de trocar, qual produto utilizar, etc. 
Hora de ajustar! 
Para saber se é hora de ajustar, fique ligado com o barulho produzido pela corrente. Pelo menos uma vez na semana observe sua flexão. Fixe os olhos na linha do pneu e erga a corrente, se tiver dois ou três dedos de flexão, não precisa se preocupar, caso contrário, procure um mecânico.
Limpeza!
O acúmulo de graxa ou óleo na corrente não é sinal de que tudo caminha bem. Além da lavagem, que deve ser feita com água e detergente, é importante ficar de olho na lubrificação. O mais indicado é que a lubrificação seja feita a óleo, com o auxílio de um pincel!
É hora de trocar?
Se o motociclista observar sinais de encavalamento, ferrugem ou desgaste é hora de levar a motoca em um mecânico e efetuar a troca da corrente, afinal, se a corrente travar, o tombo pode ser grande!
Além das dicas, Alexandre também alerta sobre a importância da observação no dia a dia. “É importante ficar atento aos detalhes. Depois de uma chuva ou maresia o motociclista deve efetuar a limpeza da corrente para manter a manutenção em dia”, explica.

Vai lavar a moto? Veja os perigos ocultos da ducha



Acumulo de poeira e sujeira na moto pedem uma lavagem especial para garantir a proteção ideal da pintura, dos cromados e da durabilidade dos itens. Além disso, pilotar com a motoca zerada é bem melhor. Nesta hora, todo cuidado é pouco, afinal, alguns itens da moto devem ser limpos, mas com cuidados especiais.
Este cuidado aumenta mais se você tem o costume de deixar à magrela nos lava rápidos.  Se este é seu caso, fique de olho nos profissionais e acompanhe o trabalho de perto, pois qualquer descuido pode prejudicar o funcionamento da moto.
Para quem tem o hábito de lavá-la em casa, seguir as orientações fica mais fácil para garantir aquele visual de fábrica. Quer saber como?
A Revista Mundo Moto conversou com a Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Trânsito e separou algumas dicas para fazer em casa:
·Comece a lavar de cima para baixo e não deixe o sabão secar
·Não lave sob o sol ou com o motor quente
·Não use produtos químicos
·Use apenas água, sabão e detergente
·Para limpar locais com graxa e óleo, faça uma mistura de água com querosene
·Não aplique água sob alta pressão no painel de instrumentos, ignição, interruptores do guidão, carburador, colmeia do radiador, saídas do escapamento, tanque, filtros de ar, chicote e fusíveis
·Seque bem os bancos para não desgastar o couro
·Nunca se esqueça da cera, ela faz com que a limpeza dure mais
·Retire o tanque, banco, carenagem, tampas laterais para ter uma limpeza garantida
·Nunca passe querosene, óleo diesel ou qualquer outro produto nos discos de freio que os deixe lisos, isso pode causar a perda total dos freios
·Não deixe água entrar o cano do escapamento, para evitar use um saco plástico para tapá-lo
·Enxágue bastante a moto para lubrificar os cabos de comando (acelerador, embreagem e afogador)
·Por último, teste o acelerador, freio e a partida. Veja se tudo está normal
Se o trabalho der uma folga, a recomendação é de lavá-la uma vez por semana. 

Você sabe quando é a hora certa de trocar o óleo da moto?



Em um motor o óleo é o principal componente no processo de lubrificação, que evita ou diminui o contato entre as peças, reduzindo o atrito para que possa proteger e prolongar a vida útil do motor. Mas, como saber a hora de trocar?
Apesar de tudo conter no manual do usuário, que vem junto com a moto na hora da compra, motociclistas e motoprofissionais ainda têm dúvidas sobre o momento exato de fazer a troca sem prejudicar o sistema da moto.
Fique por dentro:
Quando é hora de trocar?
Cada modelo tem no manual uma km onde o óleo deve ser trocado, mas como a maioria se esquece, vale ficar atento com o local onde o motor fica armazenado e com o cheiro da fumaça do acelerador. Se o tanque ficar muito quente e o cheiro ficar forte é hora de trocar!
Onde devo fazer a troca?
Se o motociclista tem conhecimentos básicos de mecânica a troca pode sim ser efetuada em casa, mas se tem dúvidas de quais ferramentas usar ou como fazer a troca do óleo ‘sujo’, o melhor a se fazer é ir ao mecânico.
Qual marca devo usar?
No manual vem especificado qual óleo aquele modelo pode receber. Se por um acaso não encontrar o óleo solicitado entre em contato com a fabricante da moto. Nunca utilize outro óleo sem autorização da montadora.
Posso completar o óleo?
Sim. Desde que seja da mesma marca! Não misture óleos isto pode danificar o sistema de 

A MOTO SHOW FAZ ANIVERSÁIO

Vem ai dia 11 de maio o aniversário da MOTO SHOW PEÇAS E SERVIÇOS e o presente quem ganha é você cliente, nas compras cima de vinte reais preencha o cupom e boa sorte.
Primeiro presente, um jogo de pneus independente de sua moto.
Segundo presente, um capacete cross.
Terceiro presente, um capacete automático.
Quarto presente, um kit transmissão.
Participe quanto mais cupons mais chance você tem de ganhar.
E no domingo dia 12 faremos um passeata pela cidade e depois uma pequena trilha, venha participar conosco os quatro anos da Moto Show Peças e Serviços desde então agradecemos a sua presença.