Acumulo de poeira e sujeira na
moto pedem uma lavagem especial para garantir a proteção ideal da pintura, dos
cromados e da durabilidade dos itens. Além disso, pilotar com a motoca zerada é
bem melhor. Nesta hora, todo cuidado é pouco, afinal, alguns itens da moto
devem ser limpos, mas com cuidados especiais.
Este
cuidado aumenta mais se você tem o costume de deixar à magrela nos lava
rápidos. Se este é seu caso, fique de olho nos profissionais e acompanhe
o trabalho de perto, pois qualquer descuido pode prejudicar o funcionamento da
moto.
Para
quem tem o hábito de lavá-la em casa, seguir as orientações fica mais fácil
para garantir aquele visual de fábrica. Quer saber como?
A
Revista Mundo Moto conversou com a Associação Brasileira de Prevenção dos
Acidentes de Trânsito e separou algumas dicas para fazer em casa:
·Comece
a lavar de cima para baixo e não deixe o sabão secar
·Não
lave sob o sol ou com o motor quente
·Não
use produtos químicos
·Use
apenas água, sabão e detergente
·Para
limpar locais com graxa e óleo, faça uma mistura de água com querosene
·Não
aplique água sob alta pressão no painel de instrumentos, ignição, interruptores
do guidão, carburador, colmeia do radiador, saídas do escapamento, tanque,
filtros de ar, chicote e fusíveis
·Seque
bem os bancos para não desgastar o couro
·Nunca
se esqueça da cera, ela faz com que a limpeza dure mais
·Retire
o tanque, banco, carenagem, tampas laterais para ter uma limpeza garantida
·Nunca
passe querosene, óleo diesel ou qualquer outro produto nos discos de freio que
os deixe lisos, isso pode causar a perda total dos freios
·Não
deixe água entrar o cano do escapamento, para evitar use um saco plástico para
tapá-lo
·Enxágue
bastante a moto para lubrificar os cabos de comando (acelerador, embreagem e
afogador)
·Por
último, teste o acelerador, freio e a partida. Veja se tudo está normal
Se
o trabalho der uma folga, a recomendação é de lavá-la uma vez por semana.
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