domingo, 5 de maio de 2013

União Europeia obriga uso dos freios ABS em motocicletas




A partir de 2016, os sistemas antibloqueio de frenagem (ABS) serão introduzidos como equipamento original para um número maior de motos na União Europeia. No início de março, foi aprovada uma legislação cujo objetivo é reduzir ainda mais o número de acidentes de trânsito. A norma já foi publicada no Diário Oficial e, portanto, está em vigor.
De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar um sistema antibloqueio de frenagem para todas as motos que tenham motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, isso será aplicado em motos às quais será concedida a homologação e, a partir de 2017, para todos os modelos.
Além disso, será exigido que veículos de duas rodas, com motorização de acima de 50 cc até 125 cc, tenham ABS ou pelo menos sistema de frenagem combinado (CBS - Combined Brake System). Esse sistema trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente, resultando que ambas as rodas sejam simultaneamente desaceleradas durante a frenagem. No entanto, essa solução não regula a pressão do freio, o que significa que as rodas ainda podem travar.
A Bosch, fabricante do sistema antibloqueio de frenagem desde 1994, que já vendeu cerca de 750 mil sistemas até hoje, lançou uma geração de ABS projetado especificamente para motos e, desde então, trabalha no desenvolvimento de funções adicionais que melhorem o desempenho do sistema. Também em 2010, a Associação Automobilística da Alemanha (ADAC) concedeu o prêmio "Yellow Angel" para a Bosch, na categoria "Inovação e Meio Ambiente" pela contribuição do sistema ao aumentar a segurança dos motociclistas.

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