A partir de 2016, os sistemas
antibloqueio de frenagem (ABS) serão introduzidos como equipamento original
para um número maior de motos na União Europeia. No início de março, foi
aprovada uma legislação cujo objetivo é reduzir ainda mais o número de
acidentes de trânsito. A norma já foi publicada no Diário Oficial e, portanto,
está em vigor.
De acordo com a nova legislação
da UE, será obrigatório instalar um sistema antibloqueio de frenagem para todas
as motos que tenham motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de
2016, isso será aplicado em motos às quais será concedida a homologação e, a
partir de 2017, para todos os modelos.
Além disso, será exigido que
veículos de duas rodas, com motorização de acima de 50 cc até 125 cc, tenham
ABS ou pelo menos sistema de frenagem combinado (CBS - Combined Brake System).
Esse sistema trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente,
resultando que ambas as rodas sejam simultaneamente desaceleradas durante a
frenagem. No entanto, essa solução não regula a pressão do freio, o que
significa que as rodas ainda podem travar.
A Bosch, fabricante do sistema
antibloqueio de frenagem desde 1994, que já vendeu cerca de 750 mil sistemas
até hoje, lançou uma geração de ABS projetado especificamente para motos e,
desde então, trabalha no desenvolvimento de funções adicionais que melhorem o
desempenho do sistema. Também em 2010, a Associação Automobilística da Alemanha
(ADAC) concedeu o prêmio "Yellow Angel" para a Bosch, na categoria
"Inovação e Meio Ambiente" pela contribuição do sistema ao aumentar a
segurança dos motociclistas.
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